28 agosto, 2006

Um dia em Xangai

Têm-me pedido para escrever e descrever Xangai, o meu trabalho, a minha nova vida, ... Uns pedidos mais íntimos (que requerem respostas particulares), outros mais públicos. E este poderá ter o seu interesse.
Um dia em Xangai. O meu dia costuma começar tarde, porque acaba tarde. Começo a trabalhar às 11h da manhã pelo que costumo acordar entre as 9h30 e as 10h. Depois da minha higiene matinal, uma primeira parte do pequeno-almoço (porque não costumo ter muita coisa em casa) vou para o escritório normalmente a pé e às vezes de autocarro. O escritório fica a uns 10 minutos a pé de minha casa.
Mas até nas viagens de autocarro se vê a cultura e civilização dos chineses. Na entrada de cada autocarro tem uma caixa de metal, onde cada pessoa que entra deixa o dinheiro da viagem que vai fazer. Ninguém controla quanto é que cada pessoa paga, há um valor e as pessoas simplesmente pagam. Porque é justo, porque querem um serviço de qualidade, porque vivem em sociedade. Não fazem esquemas, não tentam pagar menos sem que o motorista veja. Aqui respira-se a harmonia chinesa. Quando todos pagam, todos pagamos menos, não é?
E chego ao meu escritório onde termino o meu pequeno-almoço. Toda a alimentação e bebida é gratuita na Ideawise, desde o pequeno-almoço, ao almoço (que todos tomamos juntos, a maior parte das vezes comida chinesa, mas de vez em quando almoços alemães, italianos, franceses e só não há portugueses porque eu não sei cozinhar), até ao lanche durante a tarde. É também na Ideawise que tomo o(s) meu(s) espresso(s) durante o dia. Temos uma máquina que tira não só bons cafés espresso mas também cappucinos, mocchas, e outros.
O trabalho é evidentemente passado em programação entre PHP, Perl, Java, ..., administração de servidores internos, ..., até às 19h. Altura em que costumo sair.
Depois costumo jantar ou com amigos do trabalho ou com amigos que tenho por aqui.
E os jantares variam. Aqui 'qualidade' nem sempre significa 'mais caro'. Prova disso é uma excelente massa chinesa com especiarias, pimento ou malaguetas e uma carne muito saborosa que tenho em frente ao meu prédio cozinhado na hora por uma família muito simpática, onde posso jantar mesmo ali ou levar para casa, e cujo preço total é 5 yuan... 0.50 euros.
Depois costumo ir a algum bar. A vida nocturna aqui é excelente. Há todo o tipo de bares. Tipicamente chineses, chineses mais underground, tailandeses, indianos, todo o tipo de bares europeus e americanos. E entre conversas, gargalhadas e histórias costumo regressar a casa por volta das 3h/4h da manhã. É preciso ter também em atenção que estou num ambiente de edifícios, raios lazer e luzes a que estamos habituados a ver em filmes tipo Guerra das Estrelas ou Senhor dos Anéis. Prédios e edifícios gigantescos que desafiam todas as regras da Física, da Arquitectura e da Engenharia, de uma beleza quase surreal.
Tudo isto junto faz com que esteja muito contente por ter tomado esta decisão.

Etiquetas:

9 Comentários:

Anonymous Anónimo disse

Gostei muito da discrição que fizeste.um beijo

11:14 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Uma vez escreveste uma coisa mesmo bonita sobre mim... 30 de Dezembro de 2005, lembras-te? Ainda choro quando leio. E hoje, como todos os dias, és tu que me enches os pensamentos. Porque ouvi a tua voz desde o outro lado do mundo e ela continua a perseguir-me quando fecho os olhos. E mais uma vez sinto-me perdida. Tento fugir mas peço-lhe que não me largue. Nunca.
Tenho tantas saudades tuas. Acho que são os teus olhos que me deixam voar mais alto do que a física permite. São eles que me deixam assim meia a leste.
Prendo os pensamentos que me querem levar até ti. Aqueles em que fujo contigo para qualquer lado tipo Moledo, Maia, Porto, Lisboa, Aveiro, Xangai,... que existe só por estarmos os dois sozinhos. Como no quarto da M.
E é tanto o sentimento!! Sempre foi. Queria dançar contigo nos meus sonhos. Porque ainda hoje me basta uma simples lembrança de ti para ficar com o coração mesmo mesmo pequenino.

PS: Posso raptar-te para um momento só nosso? Depois podes voltar a ir, se quiseres.

Beijo bom!

11:59 da tarde  
Blogger Erva disse

Eu sabia!!

Um beijo!

2:32 da manhã  
Blogger rui disse

Neste momento as fotos que tenho tirado (na sua grande maioria com o telemóvel) estão em 'fotos da china' em 'lab' e algumas em 'some photos'. Mas uma conta no flicr não está fora de hipótese.
Um abraço!

E bem, muito obrigado a todas. É claro que o dia-a-dia é suportável também porque sei que tenho todo este carinho do outro lado do planeta.
Três beijos! ;)

10:02 da manhã  
Anonymous Anónimo disse

As fotografias estão fantásticas.
Eu quero ir a Xangai ter com o Culé!!!! :D
Beijinhos!

8:57 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Obrigada por este bocadinho de Xangai.
E estou tão contente por ti. Porque mais uma vez fizeste tudo funcionar. Só tu.
Obrigada por seres assim.
Um beijo e um xi (muito apertadinho)!

10:38 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Descreves e escreves tao bem.
Parece que ja fui ate Xangai.
Deixaste-me ainda com mais curiosidade para te ver a ti e a essa cidade.
Beijocas!

5:54 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

aqui em Portugal já passa das 2h, aí são 9h e tal. deves estar a acordar e eu a cair para o lado de sono. :D
foste à procura de uma pátria, e ela não te desiludiu. estou contente por ti! :)

beijocas para o homem que nunca tem medo e nunca desiste (sem receios nem distrações)!

9:35 da manhã  
Anonymous Anónimo disse

Muito obrigado a todas e todos por estes comentários, mensagens, mails, sms.
Significa mesmo muito para mim, ainda mais quando mais preciso destas brilhantes manifestações de carinho (tipo estou aqui e não me esqueci de ti).
Beijos e Abraços!

11:41 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home