01 setembro, 2006

O trabalho (precisamos de um chmod 777?)

Ando para publicar um post sobre isto desde os primeiros dias de trabalho aqui.
Ouvi ou li em Portugal uma frase que na altura me pareceu engraçada mas algo exagerada. "Os escravos em Portugal têm outro nome. São trabalhadores."
Eu sei que fui um privilegiado aí. E sou um privilegiado aqui. Quer pela minha área de trabalho quer pelas condições de trabalho em todos os sítios por onde passei.
Mas nada do que me proporcionaram em Portugal é sequer comparável ao que tenho aqui.
Quem me conhece sabe que não são os bens materiais que me movem. Nunca foram. Nem aí, nem aqui. Devo ser um idealista, só me interessam os mind games, a superação pessoal e profissional, as hacks.
E apesar de ter procurado trabalhar sempre em projectos apaixonantes, desafiadores. Nunca fui tão reconhecido, apoiado, incentivado como aqui. A todos os níveis.
Na Ideawise além do meu salário ser bem mais elevado, e o custo de vida aqui ser bem mais baixo, toda a comida e bebida é gratuita nesta empresa. Quer seja na empresa, quer seja num restaurante ou café qualquer. Desde o pequeno-almoço até ao jantar se quisermos, passando por cafés, leite, chocolate quente, whatever. Não é o preço das coisas que está em questão, uma refeição é muito barata na China para os nossos salários. Mas é o gesto. E a intenção. Aqui temos todos a sensação real que somos mesmo uma equipa. Que dependemos uns dos outros.
Não estou a cuspir no prato em que comi, mas na minha anterior empresa em Portugal até a água os trabalhadores tinham de pagar.
Poderá ser um pouco exagerado mas aqui somos uma família. Somos uma equipa de mais de 30 pessoas. Chineses são uns 5, o resto somos pessoas dos quatro cantos do mundo. Pessoas da Alemanha, da França, da Rússia, de Portugal, dos Camarões, dos Estados Unidos, da Índia, do Burundi, da Suécia e da Inglaterra. E por isso somos uma família. Todos estamos num país diferente, muito diferente, todos deixamos alguém, todos nos compreendemos e percebemos, todos contamos mesmo uns com os outros, todos damos o nosso melhor. Não há, nem pode haver, lugar a mesquinhez. Todos nos ajudamos pessoal e profissionalmente.
Mas voltando à frase inicial, a afirmação não é assim tão descabida. Podemos não estar a falar de escravos de trabalho forçado, escravos negros levados de África para um qualquer país europeu ou americano obrigados a trabalhar de sol a sol recebendo em troca um prato de sopa. Mas o princípio da exploração é o mesmo quando estamos a falar de trabalho pouco ou nada reconhecido e recompensado, chulismo, trabalho sem direitos, às vezes humilhante, tudo para receber qualquer coisa no final do mês (quando é) que dá para pagar a prestação do apartamento minúsculo e a alimentação.

--
É mesmo isto, agora, estes momentos que estou a passar, que procurei sempre. E quero que durem para sempre.
Se tivesse a minha gente ao meu lado, era o zénite.

Etiquetas:

11 Comentários:

Anonymous Anónimo disse

Realmente tu és mestre em mind games, que levam qualquer uma a um passo da loucura permanente. :D
É tão bom sentir-te tão entusiasmado com o teu trabalho. Eu sei como isso é essencial para ti.
Quem não arrisca passa ao lado de oportunidades únicas. E tu, sem receios, fizeste algo que muito pouca gente faria.

Estejas aqui ou estejas aí,
gosto muito de ti, Rui!

12:50 da manhã  
Blogger Erva disse

Nem vale a pena escrever nada! Fico muito feliz! :D

Um beijo!

5:39 da manhã  
Anonymous Anónimo disse

Foste um privilegiado que cagou nos privilégios. Mostras-te o teu carácter e que há coisas mais importantes.
Abraço!

3:10 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Tu sabes que terás sempre alguém aqui para ti. Aconteça o que acontecer.
És uma das pessoas que mais admiro. Pela inteligência, pela coragem, pelo carácter, pela personalidade.
É muito díficil ter-te tão longe. Com 300km posso bem, com uns 15000km não. Mas sabendo que és feliz aí, deixa-me descansada. E muito feliz por ti.

Até já! ;)
Beijo bom!

5:15 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

neste momento temos um chmod 000. contentava-me com um chmod 700 ou 755.
forte abraço!

5:39 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Uma vez disseste-me uma coisa que recordo ainda hoje.
"As pessoas mudam, as situações mudam, nunca devemos tomar nada como garantido."
Aproveita muito esse momento.
Nem toda a "tua" gente pode estar ou ir aí, mas estará sempre aqui para ti.
Muitos beijinhos

7:15 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

há mta exploração no trabalho, especialmente dos jovens. trabalhadores especializados e licenciados, bem ou mal licenciados.
para k serve a merda de um canudo em portugal?!
além do salário as empresas fornecem experiência. a única experiência k ganhamos aqui é a sobreviver com um salário ridículo

10:05 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

De facto, tens uma obsessão por mind games. Especialmente aqueles em que consegues que a certo ponto já não tenha a certeza de que sei perfeitamente o que aconteceu. ;)
Mas isso é fantástico. Estás num sítio motivador onde podes expôr e aperfeiçoar toda a tua técnica. Tudo aquilo que já fazes tão bem.
E tu és muito inteligente. Ouvir-te falar assim do teu trabalho e dos teus colegas é simplesmente fantástico. Estou tão contente.

Beijocas com muitas, muitas saudades!

11:11 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Keep it up, Culé! ;)
Um beijo!

2:03 da manhã  
Anonymous Anónimo disse

Quem tem Amigos e Amigas assim, esteja o onde estiver está feliz , mas quem tem um Amigo destes está muito mais feliz ainda. Cada vez sinto mais vontade de ir aí, o pior é que inglês e Mandarin, zero valores, só linguagem gestual. B & A.

4:12 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Olha, acordei agora e lembrei-me: "como é que estará o Culé?".
E pá, depois de ler isto, estou mesmo contente. Tu és um excelente professional e mereces tudo isso. Mostraste isso quando trabalhamos na mesma empresa e em todas as outras por onde passaste.
Vou ver quem é que alinha numa ida a Xangai. Grande abraço!

4:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home