15 setembro, 2006

Realpolitik

Numa aula de redes de computadores, entre conversas sobre ssh e protocolos http ou ftp, já não me lembro porquê mas o professor referiu que a terceira guerra mundial teria como objectivo o controlo da energia e recursos naturais. E o acc provavelmente teve razão.
Será que o Bush e o Cheney estão mesmo a preparar a terceira guerra mundial?
O 11 de Setembro de 2001 foi um acontecimento muito mal explicado. Muito mal explicado que a empresa que tratava da segurança ao complexo pertencia a um irmão do Bush, enquanto outro irmão do Bush uma semana antes do ataque instaurou sem razão aparente a lei marcial no Estado da Florida, muito mal explicado porque é que as torres estiveram com cortes quase constantes de energia nos 3 dias anteriores ao ataque que fizeram com que muita gente desconhecida desse entrada naqueles prédios aparentemente para resolver o problema, muito mal explicado porque é que não estavam a trabalhar ali naquela hora os 3 mil judeus que deveriam estar, muito mal explicado porque é que todos os agentes ou oficiais do FBI foram afastados da organização e alguns assassinados quando tentavam investigar os avisos de 11 outros países sobre a forte probabilidade de um grande ataque da Al-Qaeda liderado por Bin Laden, muito mal explicado porque é que todos os aviões militares receberam ordens para ficar em terra quando os radares militares e civis mostravam que algo estava mal com a trajectória dos aviões, muito mal explicado como é que algumas pessoas depois do embate dos aviões afirmam que ouviram várias explosões nos pisos inferiores e um cheiro que identificam igual ao das explosões controladas ou implosões. Não dúvido que alguém tão maquiavélico tenha algum problema em começar uma guerra nuclear.
Mas poucos dias depois os autores estava identificados e curiosamente "escondiam-se" no Afeganistão. No Afeganistão está situado o maior gasóduto do mundo que transporta rapidamente gás natural da Rússia quer para a Europa quer para a China. E é curioso também que antes dos militares se dirigirem para as montanhas, onde alegadamente Bin Laden se encontrava, trataram de controlar aquele gasóduto.
E logo a seguir veio o Iraque. Um dos grandes produtores mundiais de petróleo. E mais uma vez antes de procurarem o terrível ditador que até tinha armas de destruição massiva trataram de controlar os maiores poços de petróleo do país. E depois as supostas "notícias" dos media confundem-me. Para justificar o controlo dos poços disseram que "assim o preço do gasóleo e da gasolina ia baixar porque já não era controlado pelo diabólico ditador". Qual era o preço dos combustíveis antes desta guerra?
Mas a China, ou Zhōngguó em chinês, Xina em Català, Txinan em Euskera, Cina em italiano, não tem andado a dormir.
Nos últimos meses a China fez acordos estratégicos com vários países africanos como Angola ou África do Sul, com o Brasil, Colômbia, Cuba e mais recentemente com a Venezuela de Hugo Chávez, com a Rússia, grandes investimentos no Irão e na Turquia e avançadas negociações estratégicas com o Canadá. Os EUA sabem disso. Tal como sabem da ligação da China com todos os seus parceiros e visinhos asiáticos como o Vietname, o Laos, o Cambodja, o Nepal, a Malásia, a Singapura, a Coreia do Norte e a Índia. Tal como sabem da importância da China para a economia americana. Mas desengane-se quem pensa que isto é um problema. Todos os investimentos financeiros de Cheney são em empresas estrangeiras, na sua maioria asiáticas.
Será que a China terá de recorrer aos ensinamentos militares de Mao Zedong? De qualquer das maneiras ficam aqui as "8 virtudes militares" que ensinou aos seus combatentes:

1 - Fala educadamente.
2 - Paga de forma justa tudo o que compres.
3 - Devolve tudo o que pedires emprestado.
4 - Paga tudo o que roubares.
5 - Não batas nem insultes as pessoas.
6 - Não danifiques os cultivos.
7 - Não violes as mulheres.
8 - Não maltrates os autótones.

Mas, segundo análise de profissionais, eu sou psicótico e paranóico. Espero mesmo que seja só mais uma teoria da conspiração.

Etiquetas:

7 Comentários:

Anonymous Anónimo disse

Eu sei que fui uma das profissionais que concluiu que és psicótico e paranóico. E não mudei de opinião. Vamos ver em breve se continuas assim. ;)
Mas este é um dos artigos mais lúcidos e geniais que li nos últimos tempos. Sempre escreveste muito bem e tens excelentes fontes de informação (e se calhar és psicótico e paranóico também por isso).
Ter o futuro da humanidade nas mãos de homens destes é um perigo real.

Beijo bom!

3:40 da tarde  
Blogger Albino disse

Tens falado sobre o assunto e realmente parece uma teoria da conspiração no entante ontem cerca das 00.30 passou um filme documentario no canal 2 que lançou os mesmos alertas e mais alguns bem piores sobre o assunto.A hora é que náo me pareceu a melhor para ser visto, mas deve ter sido por acaso! Ou não!

12:29 da manhã  
Blogger Albino disse

A memina LuxaLoureiro já navega? não a sabia tão actualizada e olha que quanto à idade a diferença não é muita!
:D
:p

12:39 da manhã  
Anonymous Anónimo disse

Excelente artigo. Fazes uma análise muito inteligente e cronológica de vários factos.
Eu também vi esse documentário na 2: que também estava muito bom, e quanto às horas é realmente lamentável mas já não é mau terem exibido o programa. Pelo menos foi visto por algumas pessoas.
Um grande abraço Rui!

12:53 da manhã  
Anonymous Anónimo disse

Pareço quase um de treinador de bancada a mandar uns bitaites no café, mas duvido que os EUA arrisquem atacar directamente a China. No entanto se os EUA atacarem ou invadirem um dos "países amigos" da China como Cuba ou Coreia do Norte. Aí sim teremos um confronto directo entre as duas super-potências.
Será como um barça-madrid. :D
Abraço Culé!

2:05 da manhã  
Anonymous Anónimo disse

O Mao era realmente um gajo inteligente e um grande estratega. Afinal de contas se iam combater na China os inimigos não eram o povo chinês. E se queriam fazer depois alguma coisa pelo país não podiam destruir o tecido produtivo e agrícola.
E fala-se sempre muito mal do Mao mas será que a China era o que é hoje sem a política dele?
Abraço!

2:37 da manhã  
Anonymous Anónimo disse

Esqueci-me de referir um pequeno detalhe.
Passado uns dias quando questionaram Bush sobre o que sentiu quando soube dos ataques, ele respondeu que quando estava a entrar na escola onde iria falar com as crianças sobre o novo programa de leitura viu numa televisão o primeiro avião atingir a primeira torre e que se lembra de achar que foi um incidente terrível.
Mas acontece que o único vídeo que mostra o primeiro avião a atingir a primeira torre só foi mostrado pela primeira vez no dia seguinte, 12 de Setembro.
O Bush devia ter aprendido com o Ronald Reagen a arte de representar.
Porque aquele 11 de Setembro não foi uma surpresa para ele.

Está em inglês mas é um documentário engraçado:
http://www.youtube.com/watch?v=-j2VXfoy-dk

2:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home