07 outubro, 2006

De festa em festa

Ontem foi mais um feriado tradicional na China. Foi o Festival de Meio de Outono. Uma espécie de Natal para os chineses, não pelos aspectos religiosos mas pelo significado e por ser uma festa de convivência familiar.
E os aspectos da festa são bastante curiosos. Este festival é celebrado no dia de ontem porque segundo o calendário chinês ontem é sempre um dia de lua cheia, que simboliza a mesa redonda onde a família vai jantar. O doce tradicional do feriado é o bolo da lua, com o tamanho de uma nata ou pastel de Belém, também ele redondo, cujo recheio pode ser alguma fruta, doce, gelado ou carne.
E bem, aproveitando a data especial e toda a simbologia, fui com a Raquel e mais um casal de amigos chineses a um restaurante escolhido por eles, o Ba Guo Bu Yi perto da Torre da Pérola Oriental. A Yunjie tinha-me avisado que a cozinha deles era muito boa e muito picante. E a verdade é que quando entramos sentimos que até o ar que se respirava no restaurante era picante... :D
Pedimos uns 10 pratos todos diferentes, de carne e de peixe, e realmente eram todos muito saborosos, muito picantes mas cuidadosamente bem cozinhados e decorados.

Tirei esta foto ontem a partir do meu escritório.

A iluminação colocada nas ruas por causa do Dia Nacional da China e que prevalece durante toda a semana deu também um brilho especial à noite de ontem. Deste a iluminação de quase todas as árvores às ruas, todos edifícios têm também uma iluminação diferente nesta semana.
É realmente uma das alturas em que vale ainda mais a pena vir a Xangai, outra é na passagem de ano chinês que dura 15 dias e não tem uma data fixa para se realizar (tem a ver com as rotações do sol e da lua e outras coisas) mas no próximo ano realiza-se a 18 de Fevereiro, também o dia do trabalhador (1 de Maio) é uma excelente altura para vir até aqui.

Etiquetas:

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse

Excelente fotografia!
A história chinesa é tão rica, tão diferente e tão apaixonante.
Bom inicio de meio do outono! ;-)

Um beijo e um xi!

3:18 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Hoje acordei ao som da Barcelona da Monserrat Cabellet e do Freddy mercury. Lembrei-me logo de ti. ;)
Estou a ver que Shanghai está em festa!!

Beijinhos!

6:43 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Ni hao Rui!! :)
Sou um galego de Vigo, estudei em Braga vários anos e agora também estou aqui em Shanghai a trabalhar. Consegui o teu contacto pela BrainKiller__ de Setúbal.
Cheguei há uma semana e não conheço nada por aqui (não falar chinês não ajuda nada). Talvez me possas ajudar.
Estou a morar perto da Jiangning lu mas vou enviar-te os meus contactos para ruinix@gmail.com

Abraço!

8:43 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Ni hao!
Bem-vindo a Shanghai! :D
Sim, envia-me os teus contactos. Vamos beber um copo.

Um abraço!

2:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home