24 setembro, 2006

Pois é, o IPv6

Este post serve para tentar explicar o que é a internet de nova geração que a China está a desenvolver. Uma das razões pelas quais vim para cá.
A China entrou mais tarde nisto de redes globais e particularmente na internet. No entanto está a dar passos que irão revolucionar as regras da internet ao definir como novo startard para endereços de internet, o IPv6.
Os laboratórios de investigação de internet espalhados pela China têm estado a desenvolver o China's Next Generation Internet (CNGI), uma internet mais rápida, mais segura, mais fiável que a actual.
E tal como diz Wu Hequan, vice-presidente da Academia Chinesa de Engenharia e presidente do Comité de Peritos do CNGI, "O CNGI é o culminar de um plano revolucionário" para tornar a China no centro da inovação tecnológica mundial.
A tecnologia do CNGI baseia-se num standard de comunicação chamado Internet Protocol version 6 (IPv6). O Internet Protocol (IP) é a versão digital para um envelope postal, que contém informações como o endereço do destinatário e o endereço do remetente e sobre o conteúdo da informação que transporta.
O standard actual, IPv4 (o IPv5 nunca saiu dos laboratórios) não tem endereços únicos suficientes para todos os utilizadores que se liguem à internet em todo mundo. O IPv6 resolve este problema, consegue atribuir mais de 57 mil milhões de endereços, e é também mais seguro e eficiente que o IPv4. Por estas razões, a maior parte dos peritos em internet concorda que a mudança para uma internet baseada em IPv6 é inevitável.
A China está apostada que fazendo a mudança para a próxima geração da internet antes do resto do mundo, fará com que sejam os primeiros a desenvolver aplicações, funcionalidades e serviços que tirem partido destas novas capacidades.
Se este projecto correr como planeado será na China que aparecerão os novos googles e ebays. Mas a China está também a trabalhar em formas de usar o IPv6 para reforçar o controlo sobre o tráfego na Internet dentro e fora do país - que poderia ter implicações dramáticas de segurança para os Estados Unidos.
O governo chinês já investiu neste projecto mais de 200 milhões de euros e até criou um departamento especial no Conselho de Estado exclusivamente para o CNGI.
Hoje em dia, o CNGI liga na China 100 universidades, 100 institutos de investigação e 100 empresas em 20 cidades. Nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, a China pretende usar o CNGI para tudo, desde a transmissão do evento ao controlo das infraestruturas olímpicas.

Etiquetas:

5 Comentários:

Anonymous Anónimo disse

Em desenvolvimento? Um país que estabele-se novos standards na internet, que está na vanguarda da investigação científica?

1:34 da manhã  
Anonymous Anónimo disse

Depois de " Uma das razões pelas quais vim para cá " e desta discrição, que fazs neste post, cada vz mais percebo porque foste para aí. Desculpa-me este aparte, descansa o suficiente.
B e A

5:48 da manhã  
Anonymous Anónimo disse

a china percebeu que a internet é uma ferramenta poderosíssima. sejam ou não os primeiros a usar o ipv6 terão um know-how que mais nenhum país terá.
grande abraço rui!

5:30 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Sim, a China não é um país em desenvolvimento.
É um país muito grande e com muita gente onde o objectivo da equidade social ganha outro significado e proporções. É evidente que a população chinesa no seu conjunto não vive toda como as populações de Xangai ou de Pequim mas como o Rui me disse, há vários planos destas cidades com as outras regiões chinesas que obrigam a que uma percentagem do PIB das grandes cidades seja aplicado no desenvolvimento de outras regiões mais desfavorecidas.
Mas uma das coisas que mais me impressionou pela positiva em Xangai é que apesar desta cidade ter mais de 17 milhões de habitantes, eu vejo mais gente no limiar da pobreza, a pedir dinheiro nas ruas, a dormir nas ruas em Lisboa e no Porto.

9:46 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Vai ser uma grande mudança, os EUA vão ser surpreendidos no seu próprio jogo. Será que o monopólio de domínios do ICANN também vai terminar?

Abração!!

1:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home