11 outubro, 2006

O meu trabalho (how-to)


Recebi várias propostas de trabalho em Portugal antes de vir para a China. A maior parte de empresas de Xangai, mas também outras de Pequim e Macau, outras propostas profissionalmente tentadoras e desafiadoras como eu pretendia. Algumas delas eram inclusivamente mais vantajosas que esta a nível salarial. Mas eu escolhi a Ideawise.
Apesar de saber que esta não era uma empresa chinesa como inicialmente pretendia, a partir de certa altura por alguns conselhos que recebi e por algum conhecimento da cidade que tinha decidi que pretendia viver em Xangai. E depois de várias conversas, vários mails trocados, várias ideias e projectos explicados achei que a Ideawise era a empresa que procurava. E como não caí na informática de para-quedas, há pequenos detalhes que permitem saber com que tipo de empresa estamos a falar, se amadora, se gajos que têm umas ideias mas não sabem muito bem como desenvolvê-las, se profissionais com experiência. E bem, é verdade que tudo começa com experimentar, mexer mas há um momento para um salto em frente, para o grande salto em frente! :D
E já estava farto de amadorismo profissional (ou profissionalismo amador).
E achei que a Ideawise se encaixava no perfil de empresa que procurava. E mais uma vez, como sempre (ou quase), tive razão.
E a nível técnico já conhecia quase tudo o que precisava antes de vir para a China. Mas não a nível organizacional. Não sei se esta forma de trabalho faz parte dos compêndios de Organização Empresarial ou das regras da Gestão Administrativa e Recursos Humanos, mas como programador, e igual para qualquer outra profissão, sinto-me ainda mais motivado pelo ambiente em que estou inserido. Como posso pensar ou estar preocupado em programar se não tiver as necessidades primárias asseguradas.
Começando pelos meus colegas profissionais. Alguns de vocês que passam por situações parecidas percebem isto melhor, uma das primeiras necessidades quando estamos a viver num sítio completamente diferente é fazer amigos que nos ajudem a ambientar à nova realidade. Se juntarmos a isto o problema da língua, então é um caso sério. Mas aqui, os meus colegas não são apenas colegas. São amigos. O ambiente de amizade que vivemos na empresa é fundamental, primeiro porque somos quase todos não-chineses a viver na China, segundo porque já passamos todos pelas situações que novos colegas/amigos estão a passar e ajudamo-los a ambientarem-se a este novo mundo tal como nos ajudaram a nós, bem como em todas as questões legais que todos precisamos de cumprir. E como tal temos por norma na noite de quinta-feira fazermos qualquer coisa. Bar, bilhar, jantar a qualquer lado, karaoke, cinema, ..., tudo pago pela empresa. Como não bastasse, e para manter o espírito de união sempre vivo, tomamos o pequeno-almoço e almoçamos sempre todos juntos. A Ideawise tem uma cozinheira que prepara deliciosos pratos chineses à discrição todos os dias para 30 pessoas, normalmente sobra sempre qualquer coisa que vai sendo comida durante a tarde. Também a bebida é toda à discrição. Temos cerveja, vários tipos de chá, água, café, leite (normal, de coco, de soja, ...), sumos de todo o tipo, iogurtes.
Outra característica engraçada nesta empresa é o horário de trabalho. Não há uma hora de entrada ao trabalho, mas um intervalo de entrada ao trabalho. Devemos entrar entre as 8h e as 11h da manhã e trabalhar 8 horas com o almoço incluído. Ao contrário do que se possa pensar ninguém abusa desta "liberdade", todos somos responsáveis, ninguém está a trabalhar contrariado e todos sentimos que devemos corresponder à confiança depositada em cada um de nós.
Visto a equipa ser contituida por pessoas da Alemanha, China, França, Rússia, Portugal, Burundi, Reino Unido, Camarões, EUA, Turquia, Grécia, Irão, Canadá e Índia algo muito importante é a lingua. As linguas mais faladas são o inglês, o chinês e um pouco de alemão. E como tal a Ideawise organiza aulas facultativas de chinês, alemão e inglês para quem quiser aprofundar os conhecimentos linguísticos. Eu frequento as de chinês e alemão.
Tudo isto era dificilmente igualado nem que o meu salário fosse o dobro ou o triplo.
Uma nota final, eu já trabalhei em 5 ou 6 empresas e a Ideawise foi a única que fez uma coisa comigo que só conheço numa outra empresa, a Rupex, que foi como o último dia do mês calhava a um sábado procederam ao pagamento de salários na sexta. Pode parecer insignificante, afinal a diferença é de um dia ou dois, mas é imprescindível percebermos que o nosso trabalho é reconhecido e o reconhecimento vai além do salário.

Etiquetas:

11 Comentários:

Anonymous Anónimo disse

Fico muito feliz pelo que escreves-te. Tu sabes o que é tratar pessoas com dignidade e ser tratado da mesma forma. Encontrar esses sítios a milhares e milhares de quilómetros de casa, como se nela estivesse, tu mereço-lo.

B e A

11:19 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Excelente know-how e how-to. Mas falta referir que são precisos uns grandes cojones para deixar tudo e ir viver para a China mesmo tendo o conhecimento que tinhas da empresa.
E o ambiente na empresa deve ser excelente. É sabido que os programadores informáticos, administradores de sistemas e outros são pessoas muito particulares, têm todos fortes pancas e manias. Devia ser engraçado apreciar um dia de trabalho lá dentro. :D

Grande abraço!

11:28 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Another pice of the culé puzzle... ;)
Grande post. Tu nunca fazes nada de qualquer maneira e muito menos sem pensar.

Beijocas grandes!

1:41 da manhã  
Anonymous Anónimo disse

Começo por comentar o teu corte de cabelo, que está "5 estrelas" (não sei se os phones pertencem ao penteado); uma das minhas melhores recordacoes de cabeleireiro aconteceu precisamente em Macau,pelo ritual maravilhoso que é lavar a cabeça; só fiquei com pena do cabeleireiro que suou as estopinhas para esticar esta minha "trunfa", ele tão habituado àqueles cabelitos pingões das chinocas. Quanto ao ambiente de trabalho, deveras invejável, espero que assim permaneça e daqui a uns anitos o meu amigo Rui (na altura o grande concorrente do Sr Gates)oriente assim as suas equipas. Kisses

5:39 da manhã  
Anonymous Anónimo disse

Na verdade acho que me tiraram esta foto antes de cortar o cabelo. :D Mas obrigado na mesma.
De resto, ter o Bill Gates como referência informática não me parece que seja muito bom. ;)
Quando for a Macau envio-te as fotos e dizes-me se está na mesma! :D

Um beijo!

12:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

infelizmente em portugal ainda estamos longe da generalização desse respeito pelos trabalhadores. a produtividade passa muito pelo ambiente de trabalho, os portugueses não são mais burros nem mais incapazes que os outros.

abraço!

4:55 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Olá!
Estava a estranhar a ausência de um "Parental Advisor" daquele género. :P
Mas apesar (ou por causa) das imagens e linguagem é um blog fantástico. ;)

Beijocas Rui! ;)

6:50 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Excelente! Passamos o dia a trabalhar, não faz sentido que passemos as horas num sítio que não gostamos, a fazer uma coisa que não gostamos, com pessoas que não gostamos.
Tu sabes o que queres.
Muitos beijinhos!!

9:15 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Não sei se vais publicar isto ou se vais censurar. Sim, porque tu tens um lápis azul... ;)
Já nos conhecemos há uns anos. E o que sempre achei mais incrível em ti é a tua capacidade de nunca te conformares com nada, de procurares sempre mais, seja qual for a circunstância. Não suportas a monotonia (em qualquer forma). Traças objectivos, profissionais e pessoais, a que te propões num determinado momento e só descansas quando os atinges, mas quando os atinges não vives dos resultados e partes imediatamente para outra.
É incrível mas o Rui que eu vi aqui é diferente do Rui que conheci antes de vires para a China (continuas a pessoa única que eras mas agora tens algo mais, vê-se isso no teu olhar), que já era muito diferente do Rui antes da Portoware e da tua casa, e que era muito diferente do Rui antes de 2000. Chama-se crescer, todos nós crescemos, mas tu mudas tudo sem receios e sem distracções. E isto aplica-se a trabalho, namoradas, tudo.
Só ainda não percebi se fazes isso porque achas que não és amado o suficiente ou tens medo de ser amado demais.

Beijo bom!

11:23 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Entendo este comentário como um elogio e agradeço-te por isso. Mas não sei se o objectivo foi apenas de elogiar, daí o receio da censura. ;)
Quanto ao resto respondo-te pessoalmente.

Um beijo!

1:02 da manhã  
Anonymous Anónimo disse

Oh... gostava de saber a tua resposta àquela justa dúvida da Raquel... ;)
Beijocas!

5:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home