08 outubro, 2006

Referencias musicais

No início dos anos 90 perdi um pouco as minhas referências músicais. Os Nirvana e os Queen perderam os seus vocalistas, os Pink Floyd já não lançavam um album de originais há 10 anos.
E nesse vazio musical apareceram duas bandas que de certa forma ocuparam o lugar de referência, os Rage Against The Machine e os Radiohead. Foi por aqui também que duas bandas portuguesas ganharam um grande peso, Xutos & Pontapés e Mão Morta.
No primeiro album dos Radiohead, Pablo Honey, as influências dos U2 eram evidentes. Mas os trabalhos seguintes (The Bends, Ok Computer, Kid A, Amnesiac e Hail to Thief) contiuam a ser alguns dos meus albuns de música preferidos. Tal como os três álbuns de originais lançados pelos Rage Against The Machine (Rage Against The Machine, Evil Empire e The Battle Of Los Angeles).
Quanto aos Xutos, o album mais significativo foi sem dúvida o Dados Viciados enquanto que dos Mão Morta, o Há Já Muito Tempo Que Nesta Latrina O Ar Se Tornou Irrespirável, o Primavera De Destroços, o Carícias Malícias e o Nús foram registos impressionantes.
No final dos anos 90 conheci a música da Bjork, que tenho acompanhado desde então. É a minha artista feminina preferida.
Coldplay, Queens Of The Stone Age, Massive Attack, Pearl Jam, Audioslave, Gotan Project e Marilyn Manson ocupam actualmente os outros momentos musicais.

Etiquetas:

6 Comentários:

Anonymous Anónimo disse

Foste tu que me mostraste pela primeira vez a música dos Radiohead e da Bjork.
São realmente muito bons. São muito distintos de todas as outras bandas.

Beijinhos!

4:23 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Passei parte da tarde do 5 de outubro revendo o concerto Vertigo Tour dos meus adoraveis U2 e dei comigo a pensar: qualquer dia o Rui vai-nos dizer ter uns bilhetes para ver U2 ao vivo em Xangai! Se isso acontece dou em tola e mudo para lá (isto dito por uma maluquinha que esteve 8 horas em fila para não conseguir bilhetes)!
Bom domingo! Podes vir almocar uma vitela assada...
Ultima hora: uma das jornalistas russas (de investigação) mais conceituadas foi morta!A liberdade de imprensa está de luto

7:08 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

O Putin já mostrou que adopta meios absurdos para atingir determinados fins. O que se passou na escola de Beslan continua muito mal explicado.
A Anna Politkovskaya sempre muito incómoda para o Putin pela crítica frontal às acções da Rússia na Tchetchénia e o problema é que ela era uma jornalista reconhecida e premiada pela imprensa independente internacional e conseguia levar a voz dela longe demais.
Mas foi mais uma voz silenciada.
Infelizmente "amanhã" ninguém se lembrará dela e não será certamente a última a ser estrategicamente silenciada.

Um beijo!

11:03 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Sim, também acho que os U2 são uma das maiores referências musicais inclusivamente para outros grandes grupos, como os Radiohead no início.
Também o Freddy Mercury é ainda uma grande referência. Tal como o Mercury, o Thom Yorke ou o Chris Martin além de vocalistas em muitas músicas tocam piano ou guitarra.

Beijocas!

12:49 da manhã  
Blogger |sininho| disse

Olá... vim parar aqui por causa de uma pesquisa para o meu curso... O teu blog está de parabéns... a verdade é que adorei mesmo!


Uma desconhecida,

Mafalda

5:23 da manhã  
Anonymous Anónimo disse

Bem, não tenho grande jeito para estes elogios... Mas obrigado. Ainda bem que gostaste.
Espero que todo o site www.ruinix.net te ajude de alguma forma.

Um beijo (desconhecida agora conhecida) ;)

10:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home