25 setembro, 2006

Media e internet

A comunicação social tem um grave problema com a internet.
A internet popularizou-se já há vários anos, deixou de ser uma coisa de geeks, mas a comunicação social que no meu ponto de vista podia ser uma das grandes beneficiadas com a internet anda sempre a reboque e começa a usar serviços e tecnologias que há muito que são usados na world wide web como rss/atom feeds, cms, podcasts, weblogs, interação com o espectador. E para mim é aqui que reside o problema, a interação com o espectador. A televisão, e todos os meios de comunicação social tradicionais, nunca tiveram de enfrentar da parte dos espectadores o direito ao contraditório. Prefaseando o Adolfo Luxúria Canibal, na televisão as pessoas "estão a consumir meros resumos simplificados de realidade, manipulados num fluxo de imagens de que são simples espectadores e cuja escolha, cadência e direcção não controlam nem têm possibilidade de verificar a veracidade". Mas agora têm. E a televisão sabe que começa a perder a hegemonia.
Enquanto continuar a tratar os espectadores como burros.

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4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse

A televisão é um dos teus ódios de estimação. ;)
Mas tens razão, a televisão é um dos orgãos de informação que chega a um maior número de pessoas. A mediocridade cultural latente é culpa também da imbecilidade desta televisão. Na China não há certamente uma TVI... ;)

Beijocas para ti e para a Raquel!

9:57 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Tens toda a razão.
Os novos serviços e potencialidades que as televisões utilizam é ao nível de novas formas de transmissão e recepção em dispositivos móveis por exemplo telemóveis 3G ou como a SIC faz através do xl.sapo.pt, mas realmente nenhum desses serviços serve para interacção com os espectadores.
Isso vai mesmo contra a natureza ditatorial da televisão.

Um abraço!

10:12 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

Os meios de comunicação de grande difusão não recorrem todos aos mesmos meios de controlo e dominação... Gerações diferentes de tecnologia têm tornado estes meios mais subtis... A televisão é indubitavelmente mais subtil na sua forma de formar (deformar) opiniões do que era a comunicação social escrita das primeiras décadas do século XX. Da mesma forma, agora, o domínio da TV parece-nos demasiado descarado, e tratando o tele-espectador como um imbecil... Mas não nos iludamos, a Internet tem processos de controlo tão (ou mais) eficazes que a televisão, mas muito mais subtis. Não é tão descaradamente hegemónica, porque a sua infuência ainda é essencialmente indirecta. É mais importante por influenciar a televisão e jornais, do que o seu contacto directo com o cidadão (a propósito ver o que são as previsões de cobertura da internet society). Mas os seus mecanismos de hegemonia assentam também, na ilusão constroi à volta de si mesmo de um meio de contra-poder, de liberdade absoluta, não controlado e por isso fidedigno. Um meio com inúmeras fontes, e incontrolável e de fontes inesgotáveis... mas os estudos sobre fontes de informação usadas pela esmagadora maioria dos utilizadores da Internet mostarm exactamente o contrário... e os estudos são feitos pelos insuspeitos NY Times e CNet...

um abraço

5:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse

"O que importa é saber onde raio se oculta o poder." :D

Grande Adolfo, Grande Culé!
Grande Abraço!!

5:41 da tarde  

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