Não sei se já falei nisto mas todas as semanas há fogos de artificio aqui na China. Sem razão aparente. Visto nem ser feriado nem nenhuma data publicamente importante. Na brincadeira costumamos dizer "olha, aquele deve estar a festejar o frigorífico novo" dada a banalidade que os fogos de artificio têm por aqui.
Mas eu não definiria o povo chinês como festivo. É antes um povo comunitário, têm um profundo sentido de vivência em sociedade. Aqui a união faz mesmo a força. O colectivo prevalece sempre sobre o particular. Há imensos exemplos disso, no transporte em autocarros, como já disse aqui uma vez, todos pagam o preço da viagem sem tentar escapar sem que o motorista veja porque sabem que assim vão manter a qualidade do serviço para todos, nos almoços ou jantares em restaurantes com mesas suficientemente grandes é provável que outras pessoas se sentem ao nosso lado e num jantar para duas pessoas se pedirmos 3 ou 4 pratos diferentes a única coisa individual é a dose de arroz tudo o resto é partilhado pelos dois. E não há pratos individuais. Há dois pauzinhos chineses, às vezes uma colher também, e normalmente uma tigela e um pratinho para irmos pondo os ossos ou espinhas, ambos comemos directamente das mesmas doses. Mas o mais delicioso é o que se refere à política. No ocidente reduz-se à simplicidade de "a China é uma ditadura, as pessoas fazem o que o governo manda". Sem querer entrar no campo da psicologia nem nas formas de controlo persuasivo da desinformação das "democracias" ocidentais, a política na China é feita para e com as pessoas, aqui as pessoas têm a formação e informação necessárias e principalmente um apurado sentido colectivo que faz com que todos lutem por objectivos comuns. É bem, não?
Etiquetas: China
1 Comentários:
Ao contrario daqui, que é cada vez mais cada um por si. E tu percebeste isso e mudaste tudo sem receios.
Mais do que o excelente e metódico informático que és, mais do que tudo, tu não tens medo. É isso que mais admiro em ti.
Beijocas!
Enviar um comentário
<< Home